Originais em tudo o que fazem, os árabes também possuem um estilo de vestimenta único. Em qualquer lugar em que ele esteja, suas roupas e véus chamam atenção de todos. Apesar de muitas pessoas não compreenderem o porquê de muitas mulheres e homens usarem lenços na cabeça, é um item que tem um valor cultural muito grande para os árabes.

Assim o narguile que é um item próprio dos árabes, o hijab é um vestuário que só se encontra na região em que vivem os povos árabes. Esse tecido funciona como uma peça religiosa também, além de garantir estilo. Na região islâmica, o uso do hijab, como é chamado o véu, é uma forma de respeitar e venerar Allah, o Deus dos muçulmanos.

Muita gente acredita que as mulheres são obrigadas a usar o hijab para esconder o rosto, pois, os maridos árabes não aceitam que uma mulher seja vista por outro homem. Ocorre que isso não é bem assim. O hijab tem um valor divino para as mulheres, além de ser usado e adorado com um acessório feminino.

Além do hijab, existem outros lenços que as mulheres que vivem no Oriente Médio costumam usar na cabeça, como a burca, que cobre todo o corpo da mulher e já foi objeto de polêmica em países como a França. Quer saber mais sobre esses véus? Confira a seguir os tipos mais conhecidos e saiba como incrementar o seu look usando um desses lenços.

Khimar

Uma capa longa que cobre todas as extremidades do rosto, corpo até chegar nos pés. Esse é o khimar, um tecido muito usado pelas mulheres que vivem em países de origem muçulmana. Essas mulheres usam esse tecido em sinal de respeito. Ele pode ser em várias cores e a presença deles nas cidades árabes é mais comum do que imaginamos.

Al-amira

Outro tecido muito usado pelas mulheres árabes, o al-amira é um tipo de tecido duplo, O primeiro véu cobre o cabelo da mulher, e fica preso junto à cabeça. Sua composição é de algodão, um tecido nobre, usado em sinal de respeito aos princípios religiosos. Já o segundo véu que compõe a al-amira é o hijab, que vai até os pés, deixando apenas as mãos livres para serem usadas.

Chador

Tecido negro que cobre todo o corpo da mulher, deixando apenas o rosto livre, o Chador é um item de vestimenta muito presente na vida das mulheres árabes que vivem em regiões onde a religião islâmica é dominante. Um desses casos é o Irã, país onde a maioria é muçulmana e de origem persa. Vale deixar claro que o Chador é um acessório, que cobre a roupa que a mulher veste por baixo.

Niqab

Uma vestimenta voltada para mulheres que praticam o islã em uma linha mais ortodoxa, os niqab funciona como hijab, com a diferença de que no niqab até o rosto da mulher é coberto. Assim, apenas os olhos da mulher ficam a vistas, e em algumas versões do niqab, uma tecido em renda também cobre os olhos. Esse tipo de vestimenta é muito presente em regiões como Arábia Saudita, onde o Islã é muito forte.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui