Aprender uma língua é estar diante de novos desafios constantemente. Quando essa língua é rica e repleta de palavras, essa tarefa fica ainda mais complexa. A língua portuguesa, conhecida por ser a mais belas dentre as línguas latinas, é um verdadeiro xadrez linguístico. Com um dicionário gigantesco, se deparar com palavras desconhecidas é algo comum.

Ao ler a palavra prono um leitor desavisado pode pensar que ela está escrita de forma errada. No entanto, na língua portuguesa, o pronome significa algo ou alguém que está dobrado ou inclinado para a frente ou para o solo, ou deitado com a face para o chão. Quem não tem um dicionário por perto, pode recorrer para palavras mais populares, que têm a mesma raiz.

Descubra pela raiz

É o caso da pronação na UTI, uma técnica médica que tem sido utilizada no tratamento de muitos clientes com COVID. Como estão internados e entubados, os pacientes passam quase todo o dia deitados. Para evitar coágulos de sangue, os enfermeiros precisam mudá-los de posição, e uma das posições é a pronada, ou seja, deitar o paciente com o peito para baixo.

Além desse caso, um exemplo onde a palavra prono tem uso é na academia. Em um dos aparelhos pode acontecer de ser necessário fazer o exercício inclinado para frente. Nesse caso, a pegada se chama pegada supinada.

Listas de palavras

Esse raciocínio pode ajudar a descobrir o significado da palavra, porém, quando a palavra for tão difícil que fica impossível encontrar palavras correlatas no dicionário? Ai não tem jeito, temos que recorrer a um dicionário da língua portuguesa. Separamos uma lista das palavras mais difíceis da nossa língua, para você guardar e consultar quando precisar.

  • Agnóstico: termo para se referir às pessoas que não acreditam em um tipo de Deus, uma pessoa sem fé e sem religião.
  • Beneplácito: é mesmo que consentimento ou aprovação, muito usada em situações formais.
  • Cornucópia: quer dizer que algo está em abundância ou fartura e dá nome a um vaso repleto de flores e frutos.
  • Graçolar: um termo em desuso que quer dizer graça, dizer brincadeiras ou fazer graça.
  • Loquaz: diz-se de alguém que fala muito bem, que possui facilidade para se comunicar com seus pares.
  • Ufanismo: uma pessoa ufanista é uma pessoa que tem o orgulho de algo de forma exagerada e, até certo ponto, que dá vergonha.
  • Urdidura: é um termo muito comum no meio jornalístico e se refere a uma trama, enredo, intriga que está se desenvolvendo em algum momento ou história
  • Warrantagem: um termo inglês abrasileirado e significa uma garantia de crédito conhecida como warrant.
  • Xaropear: esse termo não tem nada a ver com o xarope e se refere ao ato de aborrecer alguém com alguma chatice desmedida.
  • Xifópago: sinônimo de gêmeo siamês, ou seja, o gêmeo que está unido ao irmão por alguma parte física do corpo.
  • Yanomami: um povo originário da floresta amazônica que vive na região do Brasil e da Venezuela.
  • Zeugma: é a designação dada a uma técnica da língua, figura de linguagem usada por escritores para evitar o uso repetitivo de temos
  • Zoomórfico: algo ou alguém que tem forma de animal

Esperamos que agora você esteja pronto para enfrentar os desafios da língua portuguesa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui