Aprender uma língua é estar diante de novos desafios constantemente. Quando essa língua é rica e repleta de palavras, essa tarefa fica ainda mais complexa. A língua portuguesa, conhecida por ser a mais belas dentre as línguas latinas, é um verdadeiro xadrez linguístico. Com um dicionário gigantesco, se deparar com palavras desconhecidas é algo comum.
Ao ler a palavra prono um leitor desavisado pode pensar que ela está escrita de forma errada. No entanto, na língua portuguesa, o pronome significa algo ou alguém que está dobrado ou inclinado para a frente ou para o solo, ou deitado com a face para o chão. Quem não tem um dicionário por perto, pode recorrer para palavras mais populares, que têm a mesma raiz.
Descubra pela raiz
É o caso da pronação na UTI, uma técnica médica que tem sido utilizada no tratamento de muitos clientes com COVID. Como estão internados e entubados, os pacientes passam quase todo o dia deitados. Para evitar coágulos de sangue, os enfermeiros precisam mudá-los de posição, e uma das posições é a pronada, ou seja, deitar o paciente com o peito para baixo.
Além desse caso, um exemplo onde a palavra prono tem uso é na academia. Em um dos aparelhos pode acontecer de ser necessário fazer o exercício inclinado para frente. Nesse caso, a pegada se chama pegada supinada.
Listas de palavras
Esse raciocínio pode ajudar a descobrir o significado da palavra, porém, quando a palavra for tão difícil que fica impossível encontrar palavras correlatas no dicionário? Ai não tem jeito, temos que recorrer a um dicionário da língua portuguesa. Separamos uma lista das palavras mais difíceis da nossa língua, para você guardar e consultar quando precisar.
- Agnóstico: termo para se referir às pessoas que não acreditam em um tipo de Deus, uma pessoa sem fé e sem religião.
- Beneplácito: é mesmo que consentimento ou aprovação, muito usada em situações formais.
- Cornucópia: quer dizer que algo está em abundância ou fartura e dá nome a um vaso repleto de flores e frutos.
- Graçolar: um termo em desuso que quer dizer graça, dizer brincadeiras ou fazer graça.
- Loquaz: diz-se de alguém que fala muito bem, que possui facilidade para se comunicar com seus pares.
- Ufanismo: uma pessoa ufanista é uma pessoa que tem o orgulho de algo de forma exagerada e, até certo ponto, que dá vergonha.
- Urdidura: é um termo muito comum no meio jornalístico e se refere a uma trama, enredo, intriga que está se desenvolvendo em algum momento ou história
- Warrantagem: um termo inglês abrasileirado e significa uma garantia de crédito conhecida como warrant.
- Xaropear: esse termo não tem nada a ver com o xarope e se refere ao ato de aborrecer alguém com alguma chatice desmedida.
- Xifópago: sinônimo de gêmeo siamês, ou seja, o gêmeo que está unido ao irmão por alguma parte física do corpo.
- Yanomami: um povo originário da floresta amazônica que vive na região do Brasil e da Venezuela.
- Zeugma: é a designação dada a uma técnica da língua, figura de linguagem usada por escritores para evitar o uso repetitivo de temos
- Zoomórfico: algo ou alguém que tem forma de animal
Esperamos que agora você esteja pronto para enfrentar os desafios da língua portuguesa.