Sala de Jantar Pequena: tudo o que você precisa saber para montar a sua!

quarta-feira, março 23, 2016 - Isabela
2 Comentários

Confira os melhores truques para criar um ambiente acolhedor em uma sala de jantar pequena!

Em tempos de apartamentos cada vez menores, uma dúvida muito frequente dos nossos clientes é quanto aos móveis que podem ser usados na sala de jantar. Eles perguntam: como otimizar ao máximo o espaço? Quais cadeiras e qual a melhor mesa para um ambiente com poucos metros quadrados? Quando e onde usar o buffet? A boa notícia é que dá pra decorar lindamente uma sala de jantar pequena com muito bom gosto!

*Pausa para alerta: tem um presente pra você lá no final do post. Se eu fosse você, aproveitava! 

 

Então, se quer renovar este ambiente ou está montando o primeiro apartamento, este post é pra você. Vamos lá?

A cor dos móveis

De acordo com a supervisora de vendas da Toque a Campainha Gleyce Cavalcanti,
se o espaço é pequeno, é melhor optar por cores mais claras.

“Os tons mais escuros conferem um aspecto ainda menor ao ambiente”, explica Gleyce. Outra ótima ideia é usar tampos de vidro, pois as transparências não pesam no espaço e contribuem para a sensação de amplitude.

Redonda, Quadrada ou Retangular?

Sem dúvidas, apostar em um modelo redondo é a opção mais correta quando se trata de uma sala de jantar pequena. “As mesas de jantar redondas são ótimas para pequenos espaços, além de evitarem que a gente esbarre nas extremidades enquanto circulamos pelo ambiente”, aponta Gleyce.

Sala de Jantar Pequena

Em madeira maciça, a Sala de Jantar Verona é sempre um sucesso entre os clientes com pouco espaço

Outras opções de mesa

Gleyce destaca que as mesas extensíveis são verdadeiros coringas para pequenos espaços: “Para o dia a dia, usamos fechada, e quando houver visitas para um jantar ou almoço, ela fica mais ampla para acomodar todos os convidados”.

Sala de Jantar Pequena

…E aberta. Muito prática e funcional!

Outra sacada genial para apartamentos minúsculos são os projetos que integram diretamente as mesas à cozinha, como se fossem o balcão da cozinha americana…

Ou projetos com a mesa encostada à parede…

Sala de Jantar Pequena

Foto: Projeto Vitor Hugo Rebello Junior, divulgado pela Casa

Espaço cadeira x parede

Gleyce ressalta que, mesmo em uma sala de jantar pequena, é preciso atentar para o espaço destinado às cadeiras.

“O espaço entre a cadeira e a parede deve ser no mínimo de 70cm para que a pessoa possa se sentar de forma confortável. E, se o assento ficar no corredor de circulação, a distância entre os móveis ou parede mais próximos deve ser a partir de 80cm.”

Cadeiras ousadas

Elas dão personalidade ao espaço e muitas, devido ao próprio material, são mais leves e menos robustas que os tradicionais modelos de madeira. Para quem não dispõe de muito espaço, é uma pedida. Lembrando que o conjunto de cadeiras de jantar deve de alguma forma harmonizar e ajudar na composição do restante da sala e da mesa.

Sala de Jantar Pequena

Mesa oval com Cadeiras Eames (Foto: Luis Gomes/Casa e Jardim)

Ao escolher, atente também para a altura da cadeira: os pés devem ficar apoiados no chão e os joelhos ficarem dobrados a 90 graus. Para que todo mundo fique confortável, meça a largura da pessoa de maior quadril na família e opte por cadeiras com essa medida mínima no assento.

Iluminação

Durante o jantar, uma luz especialmente para a área da sala jantar ilumina melhor e ao mesmo tempo confere uma dose extra de elegância. Aposte em uma luminária pendente, que deve estar de 70 cm a 1 m de distância da mesa.

Sala de Jantar Pequena

Projeto de Letícia Laurino Almeida, divulgado pela Casa

Paredes

Uma parede espelhada será a sua melhor aliada para “ampliar” o ambiente. É tiro certo!

Sala de Jantar Pequena

E o Buffet?

Muitos dos nossos clientes se sentem tentados a comprar um buffet que combine com a Sala de Jantar, mesmo que o espaço disponível não seja dos maiores.

A nossa dica é sempre medir a área em que se pretende colocá-lo. O bom é que hoje em dia há modelos compactos feitos especialmente  para quem não abre mão do buffet mas tem pouco espaço, como o Buffet Bilbao abaixo, com exatos 1.20m de largura.

Sala de Jantar Pequena

Buffet Bilbao é ótimo para quem não dispõe de espaço mas quer compor a sala de jantar com Buffet

 

Bacana as dicas, né? Se curtiu, compartilhe entre os amigos, e conta aqui pra gente como você faz para decorar a sua Sala de Estar pequena.

Fica, tem desconto!

Como a maioria dessas lindezas que mostramos estão lá no site da Toque a Campainha, achamos digno dar um cupom especial com 5% de desconto para os nossos leitores usarem exclusivamente em qualquer móvel do DEPARTAMENTO de Sala de Jantar!

Inclusive os conjuntos completos de mesa e cadeira, alguns até com buffet, que já têm desconto embutido. Isso mesmo, desconto cumulativo a gente vê por aqui!

Para ganhar o seu desconto, basta digitar este código no carrinho:

DESCONTOBLOG

E pronto! Modéstia à parte, tem cada novidade ma-ra-vi-lho-sa para sua casa, e de várias cores, materiais, tipos… resumindo: impossível não ter o que você precisa para sua casa.

Mas tem que correr que é por tempo limitado, ok? Vai lá:

Link para o departamento de Sala de Jantar 

Link para os Conjuntos Completos de Sala de Jantar 

Deixe seu toque!

comentários

2 comentários para Sala de Jantar Pequena: tudo o que você precisa saber para montar a sua!

  1. Rodrigo says:

    Excelente dica

    • Isabela Isabela says:

      Obrigada, Rodrigo! Espero que continue acompanhando a gente! Sugestões também são muito bem vindas!

Comments are closed.

Posts Relacionados

sobre a gente

Toques da Toque é o blog sobre casa e decoração da Toque a Campainha. Aqui, você vai ver soluções e dicas para valorizar o seu lar, e também muita coisa bonita para se inspirar. Entre e fique à vontade: criamos esse cantinho só para ficar mais perto de você!

quem curte a gente
blogs amigos S2
Blog da Lopes
Bula da arquitetura
Muita Calma Nessa Obra
simples decoracao