Quarto de casal: 5 coisas para pensar antes de montar o seu

segunda-feira, dezembro 15, 2014 - Isabela
Nenhum Comentário
Planejamento quarto de casal

Um dos cômodos mais importantes da casa é o nosso quarto – afinal, é lá onde a gente relaxa e fica verdadeiramente à vontade como em nenhum outro lugar. E quem disse que dividir este espaço com outra pessoa é sinônimo de estresse? Partilhar o seu cantinho pode se tornar ainda mais gostoso se você souber como encontrar o equilíbrio entre a área disponível e o estilo de vida dos dois.

Você vai descobrir que, além de poder harmonizar adequadamente os móveis de acordo com a área, é perfeitamente possível traduzir a personalidade do casal na hora de decorar. Pensando nos 5 itens abaixo antes de planejar o seu quarto de casal, sua arrumação tem tudo para ficar um arraso. Com muita criatividade, o resultado pode ficar incrível. Preparada?

1 – Atenção ao espaço

Antes de começar a decorar seu quarto, é interessante tirar as medidas de toda a área para então escolher o tamanho ideal para seus móveis – sem se esquecer, é claro, que as peças básicas para um quarto de casal são a cama e o armário. Certifique-se que no ambiente vai haver espaço suficiente para abrigá-los. Simule a abertura de portas e gavetas e verifique se poderá esbarrar ou bater em algum outro objeto ou móvel.

Arrumação quarto casal

O Armário Premium Plus traz um armário com portas de correr, excelentes aliadas para quartos pouco espaçosos.

Depois de planejar bem como cama e guarda-roupa ficarão dispostos em seu quarto, você pode partir com tranquilidade para os outros móveis adicionais, como cômodas, criados, baús ou poltronas – são eles que vão dar ainda mais charme e personalidade ao ambiente.

2- A Cama ideal

Se o seu sonho é ter uma cama bem grande, é melhor ir com calma se o espaço é pequeno. Fique atento às medidas, porque os tamanhos seguem um padrão único:

Cama Casal: 1,88m de profundidade por 1,38m de largura
Cama Queen: 1,98m de profundidade por 1,58m de largura
Cama King: 1,93m de profundidade por 2,03m de largura

Com a metragem do quarto em mãos, escolha a cama pensando em um tamanho adequado, que não prejudique a circulação.

As camas com cabeceiras baixas criam uma ideia de amplitude. Atualmente, é possível encontrar opções afixadas à parede, o que contribui à beça para economizar espaço. Ou você pode até mesmo dispensá-la na sua forma convencional e colocar adesivos, tecidos ou texturas diferentes que simulam a cabeceira. Fica um charme e não há limites para você usar a criatividade!

cabeceira-adesivo-parede

Lindo adesivo de cabeceira, encontrado na Urban Outfitters.com

Outra opção excelente em ambientes pequenos são as camas com baú, que têm capacidade pra acomodar uma grande quantidade de objetos, inclusive os volumosos, como malas, cobertores e edredons.

box-casal-conjugado-com-baú

O Box Evolution é conjugado: traz um amplo baú e tem acomplado um colchão de molas Bonnel.

O colchão, apesar de não tão importante em termos de decoração, deve também receber uma atenção especial. Não economize em conforto – isso pode significar noites mal dormidas e até mesmo trazer problemas para sua coluna. Neste post, falamos um pouco sobre a importância de escolher o melhor modelo, já que cada um deles se comporta de forma diferente em relação ao seu corpo. Com Molas Bonnel ou Pocket, variedade de densidades, com ou sem pillow top… a opção certa vai depender do biotipo e estilo de vida do casal.

3- Mesa de cabeceira

As mesinhas de cabeceira são ótimas para acomodar livros, despertadores, óculos, copos de água e quaisquer outros itens que você queira ter à mão enquanto estiver na cama. Com pelo menos duas gavetas, você guarda seus objetos e evita que a mesinha se torne um depósito de bagunça. Mas se o espaço é limitado, uma dica é substituir as mesinhas por prateleiras de parede, uma de cada lado da cama – isso vai poupar espaço dentro do quarto.

mesa-de-cabeceira-suspensa

O criado suspenso com espaço para livros ficou megafofo. Fonte: Remodelista.com

 

Outra sugestão interessante para este caso são as cabeceiras que já vem com as mesinhas / criados.

cabeceira-casal-com-criado-mudo

A Cabeceira Casal Imagine traz 2 criados acoplados e é extensível (por ser montada na largura disponível)

4- Armários – planejados ou não?

Em tempos de espaços cada vez menores, os móveis planejados se tornaram importantes aliados para tirar o máximo aproveitamento da área dos quartos. Como o próprio nome diz, eles são planejados e montados de acordo com a área do quarto. Seu principal diferencial é a exclusividade e a possibilidade de criá-lo da maneira que melhor te satisfaz – se você quer muitas gavetas, ou cabideiros com bastante espaço para os vestidos… nesse caso, é você quem manda!

closet-planejado

Closet Drummond, da New. Um móvel planejado é a certeza de ter um produto na medida certa das suas necessidades e espaço.

 

Uma alternativa interessante e mais econômica que produz efeito similar aos dos móveis planejados são os modulados: eles são fabricados em tamanhos pré-determinados e você escolhe quais partes serão usadas para o seu ambiente de acordo com o espaço disponível.

quarto-casal-modulado

Armário modulado Touch: cara de planejado com preço de móvel convencional

Mas, se você gosta ter a liberdade de, de vez ou outra, mudar a arrumação dos móveis, é melhor optar pelo bom e velho guarda-roupa convencional, bastando tirar as medidas adequadamente antes de comprar.

5- Acessórios e Decoração

Avalie com seu par o que vão querer usar no ambiente: se terá televisão, se os armários de roupa ficarão também por aqui, se é preciso ter um canto de leitura ou de trabalho. Se a intenção é só descansar, invista em cores suaves que induzem ao relaxamento. Cortinas, tapetes, papéis de parede e pisos de madeira ajudam abafar os ruídos externos e arrematam a decoração com muito charme.

quarto-pequeno-com-prateleiras

Uma boa ideia de como um casal fã de leitura e artes pode aproveitar bem o espaço. Via Apartament Therapy

Um quarto de casal ganha imediatamente outra vida se tiver lugares outros lugares para sentar além da cama: poltronas, pufes divertidos, um pequeno sofá, uma elegante chaise longue ou recamier…. Se a metragem do quarto permitir, vale a pena até elaborar uma pequena sala dentro do próprio quarto. O importante é que estes acessórios não tirem o lugar a peças de mobiliário mais essenciais.

poltrona-quarto-de-casal

A poltrona, o tapete e a moldura deram um toque especial de aconchego no quarto. Via Funiturepolished.com

quarto-casal-com-recamier

O recamier é pura elegância e dá ares de novela ao quarto de casal. Via opaldesingroup.com

Para você, o que é mais importante para planejar o seu quarto de casal? Já montou o seu e quer contar sua experiência? Compartilha aqui com a gente!

E se você quer conferir ambientes de quarto por um preço especial, que tal conferir no site da Toque a Campainha? Tem sempre descontos bacanas para quem compra o ambiente completo! 😉

Um beijo e até a próxima!

Deixe seu toque!

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

sobre a gente

Toques da Toque é o blog sobre casa e decoração da Toque a Campainha. Aqui, você vai ver soluções e dicas para valorizar o seu lar, e também muita coisa bonita para se inspirar. Entre e fique à vontade: criamos esse cantinho só para ficar mais perto de você!

quem curte a gente
blogs amigos S2
Blog da Lopes
Bula da arquitetura
Muita Calma Nessa Obra
simples decoracao