Piso e Móveis: como combinar?

terça-feira, fevereiro 07, 2017 - Isabela
Nenhum Comentário

Quando pensamos em reformar uma casa/apartamento, mesmo que seja os ajustes finais de uma casa recém adquirida, acaba pintando aquela dúvida se os seus móveis vão combinar com o revestimento do chão, certo? São dois itens-base para qualquer ambiente, e que pedem certa harmonia, para que o restante da decoração seja um sucesso. Então a Toque pergunta: você sabe qual a melhor maneira de combinar piso e móveis?

De acordo com a Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (ADEMI), em 2016 foram vendidos cerca de 5.093  unidades imobiliárias (casas e apartamentos) na cidade do Rio de Janeiro. Isso significa dizer que mais de 5 mil casas/apartamentos sofreram algum tipo de reforma nesse período.

E no que isso é relevante?

A combinação “Piso e Móveis” passou pela cabeça de muita gente no ano que acabou e passar, e possivelmente, faltou inspiração para elas nesse quesito. Por isso ressaltamos: é importante falar sobre isso!

Para começar, o importante é saber que tipo de piso e móveis você deseja ter. Os dois podem ter destaque, sem que um roube o brilho do outro.

 

Pisos Laminados / Tábua corrida

A famosa tábua corrida é o revestimento em madeira natural, pouco sustentável pelo valor e pelo estrago que faz na natureza. O substituto laminado chegou, portanto, resolvendo a questão do preço e sustentabilidade, ao trazer mantas que imitam a madeira, não deixando nada a desejar no tom rústico, e na aparência de madeira natural.

Mas como não exagerar ao unir o piso laminado – com cara de madeira – com os móveis de madeira?

Aposte no contraste! Dessa forma, seu móvel não ficará integrado ao piso e cada um terá seu próprio destaque na decoração.

piso e móveis

Um piso mais acinzentado ganhará muito mais destaque com um rack de tom oposto, como é o caso do rack Dante!

piso e móveis

Até mesmo as linhas e ranhuras do rack Paolo são diferentes do piso. Cada um se completa e fica independente.

 

Fosco x Brilho. Claro x Escuro. Até mesmo as ranhuras dos móveis – aquele tom rústico – podem contrastar com as lisuras do piso e vice e versa.

piso e móveis

Em formato de taco, o piso ganha seu próprio brilho sem apagar a beleza e simplicidade do rack Morfeu.

 

Quanto aos móveis coloridos, sua grande vantagem é que ele se destaca por si só. Logo, o revestimento do seu sofá, rack, estante ,que não imitem madeira terão um contraste natural com o piso.

piso e móveis

Apesar do pé palito do rack Vintage ser quase o mesmo tom do piso, sua estrutura branca acetinada fica super visível no ambiente.

piso e móveis

O vermelho do rack Fox ganha vez em qualquer lugar, mas o piso ainda tem seu espaço, sem brigarem por atenção.

piso e móveis

O azul leve do sofá Alvar consegue ter sua relevância, mesmo com um piso super moderno.

piso e móveis

O amarelo da estante Star, mesmo chamativa, não briga com o piso. Elas estão em harmonia.

 

Pisos Coloridos

Por mais básico que seja, pisos com cores e outras texturas também requer uma noção mínima de combinação, para que nem o investimento no piso, nem nos móveis, seja em vão. Nesse caso estamos falando dos pisos de cerâmica, porcelanatos, silestone, lajota ou ladrilho hidráulico, ou os de pedra como mármore, granito e ardósia, ou outros como os de cimento queimado, que estão muito em alta também.

O contraste continua sendo a melhor a opção para destacar tanto o piso, quanto o móvel. Móveis mais escuros tendem a criar a ilusão de um ambiente menor, então opte por pisos mais claros para manter uma sensação de cômodo amplo.

piso e móveis

Um ambiente mais sério e elegante pode ser criado com um piso cinza e um tom claro de madeira, como no rack Zoe.

piso e móveis

Piso cinza e rack Severo cinza e preto conversam bem com seus tons acinzentados.

piso e móveis

Preto e marcante, a mesa de centro Prada poderia ter escurecido todo o ambiente, se não fosse o piso off white.

 

Se você tem preferência por uma decoração mais leve e clean, opte por piso e móveis claros. Essa combinação consegue suavizar o cômodo.

piso e móveis

Mai clean do que o rack Amanda e um piso bege, com uma parede cinza é bem difícil, hein

piso e móveis

Piso cinza nem tem erro. Com o aparador Palas, em laca branca, o ambiente fica muito harmônico!

piso e móveis

O piso liso, lavável, é o mais indicado para cozinha. Com a cozinha Premium, seu ambiente ficará clean e romântico!

 

É preciso tomar cuidado com a combinação de piso e móveis escuros para que o ambiente não fique “sombrio demais”. Para não ter erro, invista na dobradinha do claro x escuro. No entanto, você também pode tentar encontrar novas combinações, de diferentes tons escuros ou claro, para não cair no exagero.

piso e móveis

Mesmo com piso cinza escuro, o tom sóbrio da estante Cristal consegue se destacar e cada um se sobressai.

piso e móveis

Sólido e escuro, a mesa Apollo ainda tem vez, mesmo com um piso em tom mais sério.

piso e móveis

Parede cinza, piso bege e estante Fada em padrão nogueira. Um combinação elegante e sem cair no erro dos tons escuros.

 

De uma forma geral, faz aconselhamos escolher os pisos e revestimento antes de escolher seus móveis. Porém, se você já tem aquele móvel amado, por que não começar sua decoração a partir dele?

Visitando o site da Toque a Campainha você pode encontrar muitos móveis. Eles irão despertar aquela vontade de começar tudo do zero! Há quem diga também que entrou e encontrou exatamente o que estava faltando para fechar a decoração! Então dá uma passada lá, encontre sua combinação perfeita! ❤

Deixe seu toque!

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sobre a gente

Toques da Toque é o blog sobre casa e decoração da Toque a Campainha. Aqui, você vai ver soluções e dicas para valorizar o seu lar, e também muita coisa bonita para se inspirar. Entre e fique à vontade: criamos esse cantinho só para ficar mais perto de você!

quem curte a gente
blogs amigos S2
Blog da Lopes
Bula da arquitetura
Muita Calma Nessa Obra
simples decoracao