Sofá Retrátil: 5 dicas para escolher o seu

terça-feira, dezembro 02, 2014 - Isabela
2 Comentários

Porque um móvel tão querido deve ser escolhido a dedo?

Não é novidade que o Sofá Retrátil já se tornou ícone de conforto e versatilidade para a casa de muita gente. E não é para menos: o seu mecanismo é normalmente bem fácil de operar, apenas exigindo que se puxe ou empurre os assentos de acordo com a necessidade. Com as salas de estar cada vez mais estreitas, eles vieram para ficar!

Esse verdadeiro curinga para os ambientes pequenos permite que você preserve o espaço de circulação quando fechado, ou privilegie a comodidade usando-o aberto para o mais completo relaxamento. Se você não tem dúvidas de que um Sofá retrátil será um sucesso na sua casa e não vê a hora de relaxar nele, de pernas para o ar, vendo um filminho esperto… preste atenção nos detalhes abaixo e sua escolha será ainda mais certeira!

1. O tamanho é importante

Não dispense o uso da fita métrica: de nada vai adiantar o sofá ser bonito e confortável, se ele nem ao menos passa pela porta de entrada ou do elevador. Fique ligado não só nas medidas que ele vai ocupar (fechado e aberto), mas também das portas da entrada de casa, do elevador e das escadas, caso haja necessidade de utilizá-las. Pelo fato de se dividirem, os sofás modulados são melhores para serem transportados em escadas ou elevadores.

E mesmo que o mecanismo retrátil seja ótimo para os ambientes pequenos, é importante levar em conta também a largura, de forma que ele se adeque corretamente ao espaço que você dispõe. Os mais comuns são de 2 ou 3 lugares, e os tamanhos podem variar muito de acordo com o modelo escolhido.

Conjunto Sofá Bege Retrátil 2 e 3 lugares

A versão de 2 lugares do Sofá Fusion é bem compacta, com apenas 1,53m de largura. Ótimo para uma sala pequena!

Se você busca ainda mais conforto, os modelos reclináveis são excelentes. Mas, embora superaconchegantes, esses tipos de sofá podem exigir mais espaço na parte posterior. Assim, os reclináveis indicados para salas menores são os modelos Zero Wall: em vez de reclinarem para trás, eles deslizam para baixo, eliminando a necessidade de espaço na parte posterior do sofá.

Sofá3 lugares Retrátil Reclinável Preto Zero-wall

O Sofá Divano possui mecanismo Zero Wall: para reclinar, não é preciso espaço extra por detrás do sofá

 

2. Saiba o que é conforto para você

Tirando a possibilidade de esticar as pernas, o que faz de fato um modelo ser mais ou menos confortável vai depender da sua necessidade individual. Para os mais idosos, por exemplo, os assentos de espuma com densidade mais alta (acima de D-28) são os mais recomendados, já que oferecem rigidez maior, e facilita o ato de sentar-se e levantar-se.

Esses sofás, por serem mais resistentes, também são indicados para as pessoas mais pesadas e para locais de grande circulação, como salas de espera. As percintas italianas (tiras elásticas) são mais resistentes e também dão mais firmeza no sentar, enquanto as molas de conforto são outro diferencial a se considerar por quem quer uma comodidade extra.

3. Atenção ao revestimento

Outro aspecto que influencia no conforto é o revestimento: os tecidos naturais, como os de couro natural, são mais agradáveis ao toque. Como respiram, eles absorvem melhor a umidade e oferecem também maior conforto térmico que os sintéticos, não “colando” no seu corpo nos dias mais quentes. O Suede e o Veludo são sintéticos, porém muito macios e suaves. Os tecidos sintéticos também têm o diferencial de serem fáceis de limpar – um paninho úmido é perfeitamente capaz de tirar manchinhas indesejadas.

sofá retrátil e reclinável

Sofá Sunset: campeão de vendas e queridinho dos nossos clientes!

 

4. As cores têm poder

Hoje em dia, existe uma imensa variedade de tons e não é difícil encontrar revestimentos vibrantes como o vermelho, o azul, o amarelo… No entanto, cores fortes podem cansar rapidamente e logo você vai sentir a necessidade de mudar.

Para evitar esse problema, é preferível optar por cores mais neutras como preto, branco, marrom ou bege. Aí, você tem carta branca para abusar das cores nas mantas e almofadas e modificar um pouco a sala sempre que quiser!

Em um sofá preto, por exemplo, é possível quebrar a seriedade criando um ótimo contraste com almofadas coloridas, dando um tom mais descontraído ao ambiente.

Sala Decorada Sofá Retrátil

As almofadas coloridas quebram os tons monocromáticos e dão um toque especial e divertido à decoração. O conforto fica por conta do Sofá Santino

5. Um Sofá Retrátil pode ser gordinho e elegante!

Não desista de ter o seu Sofá Retrátil só porque você é fã de design e prefere os modelos mais clássicos e elaborados. A maioria dos retráteis são, sim, mais robustos e, de certa forma, “brutos”. Porém, atualmente, existem modelos e mais modelos que aliam forma ao conforto, com pés cromados, encostos estilizados, braços acolchoados e muitos outros detalhes que conferem mais leveza e graciosidade ao sofá.

O Sofá Triton II alia como poucos o conforto e o design nas medidas certas

 

Agora que você já sabe tudo o que deveria antes de comprar o Sofá Retrátil certo, não tem porque ter medo. É só se jogar nessa paixão!

Ah, e se você gostou de todas essas belezuras do post, elas estão disponíveis no site da Toque a Campainha junto com outros modelos pra lá de interessantes. Vale a pena dar uma olhada e aproveitar facilidades como frete grátis e entrega rápida e rasteiro!

Ah, e aproveita e diz aqui pra gente qual deles você mais gostou!

Beijos e até a próxima!

 

 

 

 

 

Deixe seu toque!

comentários

2 comentários para Sofá Retrátil: 5 dicas para escolher o seu

  1. Biote says:

    Postagem incrível, parabéns.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sobre a gente

Toques da Toque é o blog sobre casa e decoração da Toque a Campainha. Aqui, você vai ver soluções e dicas para valorizar o seu lar, e também muita coisa bonita para se inspirar. Entre e fique à vontade: criamos esse cantinho só para ficar mais perto de você!

quem curte a gente
blogs amigos S2
Blog da Lopes
Bula da arquitetura
Muita Calma Nessa Obra
simples decoracao