MDP e MDF: nem melhor nem pior, apenas diferentes!

quarta-feira, novembro 11, 2015 - Isabela
4 Comentários

Na hora de comprar um armário ou estante, uma dúvida muito frequente entre os nossos clientes é quanto à qualidade do material usado na estrutura do móvel.

“Eles chegam familiarizados com as siglas MDP e MDF, porém a maioria desconhece a diferença entre os dois materiais ou têm concepções equivocadas sobre ambos, como por exemplo, a de que o MDF é melhor que o MDP”, afirma Gleyce Cavalcanti, supervisora de vendas da Toque a Campainha.

Para acabar de vez com as dúvidas, a gente te explica tudinho. Afinal, se você ainda não comprou seus móveis, em algum momento da vida vai precisar comprar e neste momento é bom estar por dentro do melhor para sua casa! 😉

MDP X MDF

Vamos começar pelo que realmente interessa: a diferença entre o MDP e o MDF. Como falamos no começo, engana-se quem pensa que um material tem qualidade superior à do outro.

Ambos são considerados painéis de madeira de média densidade, mas na prática, a diferença mesmo está na forma de uso: enquanto o MDP é melhor utilizado para artigos de linha reta, como prateleiras, portas, frentes e laterais de gavetas e mais peças retas, o MDF é recomendado para superfícies que precisem de maior maleabilidade, permitindo mais criatividade no design do móvel. Assim, podem receber formas arredondadas, riqueza de contornos, entalhes e usinagem.

Dá só uma olhada na estrutura interna de cada amostra:

MDP

 

MDF

Por quê?

Porque cada material tem características próprias que favorecem o uso para uma ou outra finalidade. Ambos são produzidos a partir de processos idênticos de fabricação e tecnologia, exceto quanto à produção de partículas no MDP e fibras no MDF.

Fabricação-mdf-mdp

O MDF, como diz a própria sigla na tradução para o português (Medium Density Fiberboard), é composto de placas de fibra de madeira de média densidade coladas umas sobre as outras com resina e fixadas por meio de pressão. Sua superfície é lisa e uniforme ao toque, ao contrário do MDP (Medium Density Particleboard), feito com chapas de partículas de madeira de média densidade, mais irregulares na superfície e com grande capacidade de absorção de tintas.

Por isso, além do formato a que se destina, o acabamento final a ser usado no móvel também determina se a melhor opção é o MDF ou MDP. A uniformidade do MDF favorece finalizações mais homogêneas, como a laca, e, visualmente, transmite maior qualidade.

 

Mesa em laca com mdf

O MDF possui maior maleabilidade e sua superfície é mais lisa, ideais para móveis com design, como a Mesa Magic

 

Já o MDP destaca-se pela sua resistência e traz características mecânicas superiores às de outros materiais (por exemplo, no arrancamento de parafusos e na redução de empenamentos).

Estrutura armário em MDF

O MDP é ideal para laterais e frentes das gavetas e prateleiras dos armários

E o preço?

Todas essas características próprias somadas ao processo de produção influenciam na determinação dos preços pelos fabricantes e, consequentemente, no custo-benefício dos móveis. Por isso, atualmente muitos são feitos com ambos os materiais para que o valor final seja vantajoso para o cliente sem prejudicar a durabilidade do produto.

Nas partes internas dos armários, por exemplo, é dada preferência pelo MDP, mais rentável por permitir ótima colagem e, assim, o custo do material ser bem menor. Já na parte externa, geralmente usa-se madeira com menos poros (MDF) e menor absorção para menor custo com tinta.

Mas como a intenção aqui é comparar os dois materiais, podemos dizer que os produtos feitos em MDP são mais econômicos que os de MDF devido ao processo de produção: além de as raspas significarem menos madeira utilizada, próprio processo de transformação da madeira em partículas gera menos consumo de energia do que em fibras.

Qual o mais ecológico?

MDP e MDF utilizam madeira que vem de áreas de reflorestamentos, manejadas de forma ambientalmente correta, economicamente viável e socialmente justa, e são produtos altamente ecológicos. Mas se levarmos em conta que o consumo de madeira para a fabricação do MDP é menor que na fabricação do MDF, podemos afirmar que entre os dois, o MDP é mais ecológico.

Ficou com mais alguma dúvida? Fala aqui com a gente que teremos prazer em responder! 😉

Beijos e até a próxima!

Deixe seu toque!

comentários

4 comentários para MDP e MDF: nem melhor nem pior, apenas diferentes!

  1. Francisco sarmento lobo says:

    Simples e direto. Fácil entendimento muito bom

  2. Evan CArlos Moreira Marques says:

    Muito bom, rápido e fácil…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sobre a gente

Toques da Toque é o blog sobre casa e decoração da Toque a Campainha. Aqui, você vai ver soluções e dicas para valorizar o seu lar, e também muita coisa bonita para se inspirar. Entre e fique à vontade: criamos esse cantinho só para ficar mais perto de você!

quem curte a gente
blogs amigos S2
Blog da Lopes
Bula da arquitetura
Muita Calma Nessa Obra
simples decoracao