Guest Post: “De decoradora e louca, toda mulher tem um pouco!”

quinta-feira, fevereiro 05, 2015 - Isabela
Nenhum Comentário

Quando convidei a Carla para contar aqui no blog sobre seu lindo apê novinho em folha, ela amou, foi pura animação! O que não me surpreendeu, porque eu vinha acompanhando a reforma via Instagram e, já por lá, o entusiasmo era visível. Assim como o bom-gosto na escolha dos móveis, das cores, dos acessórios…

Nessa delícia de texto, ela compartilha com a gente todas as dores (e, é claro, as delícias) dessa experiência: como usou a criatividade da profissão a favor da decoração, a vontade de “matar” o pedreiro, e outros imprevistos que se tornaram incentivo para deixar tudo do jeitinho que ela sempre sonhou. E no final, foi o que aconteceu. Com vocês, nosso primeiro Guest Post! <3

 

De decoradora e louca, toda mulher tem um pouco!

por Carla Baptista

Nunca pensei que levasse jeito para decoração, mas taí uma habilidade que descobri depois dos 30. Publicitária de formação, sempre atuando nas áreas de atendimento e planejamento, não imaginei que teria criatividade suficiente para pensar objetos e móveis em espaços pré-definidos, mas confesso que aprovar (e pedir para alterar) tanto layout nessa vida me trouxe boas noções dessa realidade!

Na verdade, eu acho que descobri que decoração nada mais é do que reunir estilos, cores e formas que nos identificam e nos trazem referências de quem somos. Porque aí não se trata de combinar coisas em espaços, mas de sentir que cada objeto que compõe o ambiente tem uma referência para você e, por isso, traz harmonia.

Minha saga começou em julho de 2014 quando peguei as chaves do meu apartamento. Era tanta ansiedade que me decepcionei ao entrar e me deparar com paredes sujas e azulejos velhos. Afinal, ver um imóvel vazio é bem pior do que visitá-lo cheio de móveis, ainda que de gosto duvidoso… rs

Pior ainda foi quando descobri que precisava trocar todo o encanamento da cozinha e do banheiro, que estava entupido. Isso mesmo. Precisei encarar uma obra sem nunca ter planejado isso para mim! Mas tirando a parte chata, cara e super estressante em que tive vontade de jogar o pedreiro pela varanda, deu para curtir quando percebi que poderia transformar aquele apê no MEU APÊ, com a minha cara, como deveria ser.

 

“É uma casa portuguesa com certeza”

Adoro cozinhar. É um hobby que descobri quando criança e carrego comigo até hoje. Sabe cozinhaterapia? É isso! Foi assim que a cozinha se tornou o xodó da minha casa. Escolhi azulejos marfim com um trabalho de listras suaves e cismei que precisava de um painel sobre a pia que parecesse um cenário de programa de culinária. Quem me conhece sabe que sou alegre e adoro estampas e quando comecei a pesquisar me apaixonei por azulejos portugueses. Na verdade, os portugueses de verdade, daqueles antiiigos, custam muito caro. Mas aí eu achei umas placas maiores que simulam vários azulejos pequenos, cheias de cores e estampas diferentes que, apesar de também serem (bem) caras eu não pude resistir. Ainda mais porque meu pai é português e o sangue que corre em minhas veias as well;)

Mas os azulejos precisavam se comunicar com os armários de cozinha. E aí a internet veio para salvar a vida! Busquei todas as medidas no site e consegui montar um projetinho no Power Point mesmo, mas que super serviu para a colocação das peças pelo pedreiro! É claro que eu só soube que deu certo 4 meses depois, quando os armários foram instalados! Taí a foto que não me deixa mentir!

cozinha-antes

Cozinha antes da reforma – toda com cara de ‘antiguinha’

casa-em-obras

Cozinha durante a reforma, caos total

Adesivo azulejo Português

Cozinha pronta. Destaque para os adesivos de azulejo português, que deram um charme especial.

 

“Azul da cor do mar…”

O banheiro era simples. Eu disse assim para o pedreiro: “tudo branco”, mas foi só fazer a primeira visita à loja de revestimentos que pirei nas pastilhas. Pirei mais ainda quando descobri os azulejos que imitam pastilhas, mais baratos e mais fáceis de colocar.

Por que azul? Ora, minha cor preferida! Adoro todo tipo de azul: do céu, do mar e até mesmo aquele azul que parece verde. E o azul foi ficando tão harmonioso junto com o branco que resolvi que o teto também seria desta cor! E por mais que o banheiro seja o menor cômodo da casa, olha a diferença que um bom acabamento faz! Confesso que caprichei na luminária embutida para criar um ambiente muito aconchegante, apesar dos poucos metros quadrados. Amei o resultado!

Banheiro antes da reforma

Banheiro antes da reforma, também com azulejos antigos

Banheiro em obra

Banheiro durante a reforma. O encanamento também deve que ser trocado.

Banheiro com azulejos de pastilha

Obra do banheiro na reta final. Parede de azulejos que imitam pastilhas e teto azul, minha cor predileta!

banheiro-depois

Banheiro pronto. Mesmo com poucos metros quadrados, superaconchegante

 

“Quero ficar bem à vontade, na verdade eu sou assim”

A sala já estava praticamente pronta e precisava ser muito aconchegante. Afinal, é onde recebemos as pessoas. Eu só precisei remover dois murinhos apelidados de “murinhos de Berlim” que a dividiam em 2 ambientes. Ainda assim, o piso de madeira mais alto já separava a sala de jantar da sala de estar.

Sala de Jantar

Sala antes, ainda com os “murinhos de Berlim” dividindo os ambientes de Jantar e Estar

 

Sala de Estar pequenos ambientes

Sala de Estar prontinha.

 

Eu já tinha sofá, tapete, rack e uma mesa de jantar com seis cadeiras. O resto era enfeite. Para combinar com o visual preto, branco e bege dessas peças, resolvi seguir a moda que chamo de vintage colorido e comprei um buffet e puffs (bem) amarelos. Mas ainda assim a sala precisava de mais cor. E por que não enfeitar as paredes com quadrinhos que tornam qualquer ambiente mais feliz?

Numa parede, referências a viagens, que é o que eu mais amo fazer na vida, e a comida, que eu diria que é o que eu mais amo fazer na vida quando não estou viajando rs. Na outra parede, quadrinhos com motivos super cariocas, como eu. Na outra, 2 prateleiras reunindo todos-aqueles-bibelôs-que-compramos-em-viagens-e-não-sabemos-o-que-fazer-com-eles: copinhos de shot de várias cidades, edições especiais de garrafas de cerveja e refrigerante que eu amo, brindes das minhas promoções enquanto publicitária. Medo de não combinar? Nem precisa ter! Quando a gente reúne tudo o que gosta parece que tudo combina sem o menor esforço.

Sala bem decorada

Visão para o pequeno corredor de entrada do apartamento: as cores e os detalhes decorativos deram um toque pessoal à decoração.

E para finalizar a sala – e este post que já está grande demais – resolvi pintar uma parede de outra cor para dar um tchan. Escolhi uma parede pequena localizada no corredor que vai para o banheiro e o quarto, a primeira parede que se vê quando alguém entra no apartamento. A cor? Bem, precisava combinar com preto, branco, bege e amarelo. E precisava ser feliz. Não sou dessas pessoas que curtem cinza ou marfim. Escolhi laranja. Um laranjão mesmo. Acrescentei um espelho que ganhei de uma amiga e um adesivo que comprei na China e demorou mais de 3 meses para ser entregue. O resultado? Um visual lindo, sem excessos (pelo menos na minha opinião) e com o grau de fofurice necessário para eu me apaixonar, cada vez mais, pelo meu cantinho.”

 

Carla Baptista tem 33 anos e é publicitária. Filha única e super ansiosa, sempre gostou das coisas para ontem! Suas paixões são viajar, comer, cozinhar, ler, escrever, dançar e, há alguns anos, descobriu que também adora decoração, não necessariamente nesta ordem!

 

 

 

 

Obrigada, Carlinha, por dedicar seu tempo para nos presentear com esse banho de inspiração! Volte sempre com suas lindas ideias! =)

Quem quiser bater um papo com ela, pode enviar e-mail para ccsbaptista@gmail.com ou segui-la no Instagram @ccsbaptista. E se você gostou, curta e compartilhe entre seus amigos!

Beijos e até a próxima!

 

Deixe seu toque!

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sobre a gente

Toques da Toque é o blog sobre casa e decoração da Toque a Campainha. Aqui, você vai ver soluções e dicas para valorizar o seu lar, e também muita coisa bonita para se inspirar. Entre e fique à vontade: criamos esse cantinho só para ficar mais perto de você!

quem curte a gente
blogs amigos S2
Blog da Lopes
Bula da arquitetura
Muita Calma Nessa Obra
simples decoracao