Guarda-roupa: MDP ou MDF? Portas de giro ou de correr?

terça-feira, julho 11, 2017 - Isabela
Nenhum Comentário

Na hora de escolher um novo guarda-roupa, sempre surgem dúvidas de qual seria o melhor, como qual tamanho, cor e estilo. As características deste móvel, à serem pensadas como prioridade para deixar o ambiente bonito e organizado, devem guiar-se pelo modelo que vai atender suas necessidades do dia a dia, e que vá harmonizar com o restante dos móveis.

Comece pelo material

A maioria dos guarda-roupas disponíveis na cartela de produtos da Toque a Campainha são fabricados em MDF ou MDP, que compõe a solução mais popular para a criação de produtos de qualidade, e que sejam mais acessíveis financeiramente. Na maior parte deles, acontece uma combinação dos dois materiais, para que o móvel seja resistente e durável na medida certa, em toda sua composição. Mas qual a diferença entre eles?

MDF

O MDF é um painel de fibras de alta ou média densidade de madeira aglutinadas e compactadas com resina sintética por meio de pressão e calor. As fibras são pedaços maiores do que as partículas que compõem o MDP. Além das espessuras diferentes, existem alguns tipos de MDF que apresentam variações na composição e no processo de fabricação e tratamento, o que os tornam mais resistentes em determinadas situações.

MDP

O MDP é um painel de partículas de média densidade fabricado a partir de pequenos pedaços de madeira, aglomeradas entre si. Especialmente indicado para a produção de móveis com formas orgânicas, que não exijam usinagens em baixo relevo, entalhes ou cantos arredondados, como o guarda-roupa. Além de suas características mecânicas, o MDP confere mais resistência no arrancamento de parafusos, por exemplo, e redução de empenamentos.

Tenha em mente o tamanho que ele pode ter

Existem infinitos modelos de guarda roupa, mas além de escolher um modelo que combine com sua decoração existem outros fatores que influenciam em sua compra. O tamanho, por exemplo, é muito subjetivo. O guarda-roupa pode ser de casal, mas se você é solteiro(a) e possui muitas roupas nada impede que escolha um guarda-roupa maior. O que define a escolha é a necessidade.

Se você precisa de um guarda-roupa grande mas ainda tem que dividir, um armário de canto como o Delly pode ser a solução, ocupando menos espaço

Porém, antes de escolher, é importante que se tenha noção do espaço que ele irá ocupar. É recomendável que se meça o espaço em que o armário irá ficar para se achar um que se adeque melhor.

Para quem quer otimizar o espaço ao máximo, e não encontra nada que encaixe exatamente no seu cômodo, a solução pode ser os guarda-roupas modulados. Eles são móveis versáteis (podem ser montados com os itens que couberem no seu quarto), e compõe a decoração de quartos de solteiro, casal ou infantil. Os guarda-roupas modulados possuem diversas divisões – os módulos – prateleiras e gavetas possibilitando a organização quase que personalizada para ambientes pequenos.

Com móveis modulados é possível escolher o número de módulos, o que os torna perfeitamente adaptáveis a quase qualquer tamanho de ambiente. No site da Toque você encontra diversas opções para montar seu quarto do jeito que sempre quis

 

Os tipos de portas

De giro

O guarda-roupa com essa porta, também conhecido como porta de abrir ou bater, é o modelo mais clássico disponível. Seu formato de abertura é através de uma dobradiça, que abre e fecha a porta do guarda-roupa com o auxilio de uma maçaneta ou puxador. É preciso ter espaço para a abertura das portas no espaço em frente.

Apesar de precisar de espaço para abrir as portas, não é necessário um quarto grande para acomodar um armário com porta de giro. O Guarda-Roupa Yago, por exemplo, fica bem em todos os tamanhos de ambiente

 

Deslizantes

Para quem tem pouco espaço disponível no quarto, a melhor opção é o guarda-roupa com porta de correr. Como não é necessário dedicar um espaço do ambiente para abrir a porta, ele se encaixa perfeitamente em qualquer ambiente, deixando o espaço a sua frente todo dedicado para a circulação dos habitantes.  As portas de correr funcionam com um trilho e possibilitam também se tornarem parte da decoração, como os que vem com espelhos e vidros nas portas.

O Guarda-Roupa Safira é aquela peça que além de ser prático, agrega muito na decoração de qualquer quarto

 

Tipos de corrediças

Pouca gente sabe mas as corrediças são partes importantes em um guarda-roupa. As corrediças são as ferragens responsáveis pela abertura e fechamento das portas e gavetas e são determinantes para fatores como o amortecimento durante o uso do móvel.

Corrediças metálicas 

O Guarda-Roupa Tokio possui puxadores e cabideiros em alumínio além de dobradiças e corrediças em metal

Essas corrediças são feitas de metal com pintura epóxi, que é uma tinta impermeável. Possuem sistema de roldana de nylon e suportam até 25kg.  A vantagem dessa corrediça é a facilidade de retirar a gaveta. Permite extração parcial da gaveta, até 80%.

Corrediças telescópicas

As corrediças telescópicas são feitas de aço com acabamento zincado, possuem sistema de rolamento com esferas metálicas, permitindo assim um deslizamento mais suave e silencioso. Essas corrediças também são muito resistentes, suportam até 45kg. A vantagem dessa corrediça é a extração total da gaveta e o fato de possuir uma trava para retirada da gaveta, ou seja, mais segurança para quem tem crianças pequenas em casa.

As gavetas do Guarda-Roupa Criare contam com corrediças telescópicas, que permitem um suave e silencioso deslizar nas gavetas

Não se esqueça da rotina de quem vai usá-lo

Lembre-se que modelos de portas de giro facilitam o uso simultâneo do casal, por exemplo. Então se você se arruma no mesmo horário que o seu marido, esse pode ser um bom modelo para vocês. Agora se vocês dispõe de pouco espaço para a abertura das portas, opte pelos de portas de deslizar, deixem a circulação livre e entrem num acordo sobre quem vai pegar a roupa primeiro rs!

Atente-se também aos modelos que podem ter a parte interna adaptada, onde prateleiras e cabideiros podem ser movidos de lugar. Vocês encontram diversos modelos com essas possibilidades aqui na Toque, como os da linha Premium Plus, por exemplo.

 

 

Agora ficou bem mais fácil, né? Escolha uma cor que harmonize com o restante dos móveis e tenha seu espaço muito melhor aproveitado. Confira os modelos de guarda-roupas em nosso site e encontre o ideal para você!

 

Deixe seu toque!

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

sobre a gente

Toques da Toque é o blog sobre casa e decoração da Toque a Campainha. Aqui, você vai ver soluções e dicas para valorizar o seu lar, e também muita coisa bonita para se inspirar. Entre e fique à vontade: criamos esse cantinho só para ficar mais perto de você!

quem curte a gente
blogs amigos S2
Blog da Lopes
Bula da arquitetura
Muita Calma Nessa Obra
simples decoracao