Design de interiores: 10 passos para começar a montar sua casa

segunda-feira, dezembro 29, 2014 - Isabela
Nenhum Comentário
Planejar Sala de Estar

Se para algumas pessoas, planejar a decoração de casa é um desafio agradável e inspirador, para outras pode se tornar um quebra-cabeças difícil de solucionar. Afinal, com tantas formas de preencher totalmente um cômodo, por onde começar? Pensando nisso, escolhemos os 10 pontos principais para considerar que vão dar um norte às suas escolhas. Você não vai se tornar uma designer de interiores da noite para o dia, mas vai estar no caminho certo para conseguir um resultado semiprofissional com o mínimo de estresse!

1- Avalie o espaço disponível

Independente de sua casa ser grande ou pequena, o espaço é sempre o mais importante a se pensar. Use e abuse das fitas métricas para determinar exatamente o que cabe onde, qual será o tamanho e a quantidade de móveis… Isso é importante porque, se você pecar pelo excesso, corre o risco de deixar a aparência de uma decoração entulhada. Ao mesmo tempo em que espaços vazios podem trazer a sensação de que falta alguma coisa ou a percepção de um mal aproveitamento do espaço.

2- Determine a função de cada cômodo

Parece óbvio, mas nunca é demais considerar como e quantas pessoas vão utilizar o cômodo. Isso vai definir os tipos de móveis que você vai precisar e a quantidade de assentos necessários, por exemplo. Se sua família é grande e a sala de estar também será uma Sala de TV, um sofá de pelo menos 3 lugares e reclinável é a pedida certa.

Design de interiores sofá recilnável

O gigante Sofá Reclinável Lyon é de 3 lugares mas cabe mais gente. A largura? Impressionantes 2.32m!

 

3- Defina o Ponto focal

Identifique o ponto focal do cômodo – se é a TV, a vista, a lareira… – e tente organizar a mobília a partir deste ponto. Se você pretende assistir TV na sala, por exemplo, a distância ideal entre ela e o sofá ou assento é de 3 vezes o tamanho da tela (medida diagonalmente). Então, se você tem uma TV de 40 polegadas, o assento tem que estar a, no mínimo, 120 polegadas – ou 3,04m – de distância da sua TV.

design de interiores ponto focal

4- Comece pelos móveis maiores

É interessante começar pelos móveis maiores – no caso da sala, pelo sofá. Na maioria dos casos, esse móvel deve ficar virado para o ponto focal da sala. A menos que sua sala seja especialmente pequena, evite colocar todos os móveis colados às paredes.

5- Considere a Circulação

É preciso atentar também para a área livre de circulação. Evite bloquear o espaço com grandes móveis: o ideal é reservar de 76cm a 1,20m de largura para áreas de grande circulação, e o mínimo de 60cm para áreas de menor circulação. Tente direcionar essa área livre em torno de um grupo de assentos, não apenas pelo meio do cômodo. Se for este o caso, considere a criação de duas pequenas áreas de estar em vez de apenas uma grande.

Na sala de jantar, verifique se há pelo menos 1,20m de distância entre cada extremidade da mesa e a parede ou móvel mais próximo. Se a área de circulação não passa por detrás das cadeiras, 90cm é suficiente. Nos quartos, reserve pelo menos 60cm entre o lado da cama e uma parede, e no mínimo 90cm entre a cama e a porta.

6- Desapegue da Simetria

Quando o assunto é decoração, a simetria correta depende da ideia que você quer transmitir para o seu ambiente. Organizações simétricas funcionam melhor em ambientes formais, enquanto as assimétricas fazem a sala parecer mais casual e descontraída. Defina o seu estilo e vá em frente, sem medo de errar.

7- Trabalhe com a variedade

Varie o tamanho da mobília ao longo do cômodo, de forma que seus olhos se movam para cima e para baixo quando você fizer um olhar de varredura. Equilibre um item grande ou alto com outro de tamanho similar do outro lado do quarto, e evite colocar dois móveis altos, um ao lado do outro.

Design de interiores sala assimétrica

Via Popsugar.com

8- Não se esqueça da Funcionalidade

Certifique-se de que as cadeiras de leitura possuem uma lâmpada por perto, e que as mesinhas de centro estejam localizadas de 36 a 46cm do sofá para dar espaço suficiente para as pernas.

9- Aposte nos Contrastes

Combine linhas retas e curvas para criar um belo contraste. Por exemplo, se a mobília é moderna e linear, que tal uma mesa redonda? Ou, se os móveis trazem design mais curvo ou abaulado, misture-os com acessórios mais angulares. Da mesma forma, você também consegue gerar um contraste ao formar pares sólidos com vazios, como ao combinar uma cadeira de pernas mais compridas com uma mesa lateral robusta, ou vice-versa.

Design de interiores mesa de jantar

Via decorecomgigi.com

 

10- Invista seu tempo em Planejamento

Poupe a sua coluna: antes de começar a movimentar os móveis, faça um teste no papel: tire as dimensões sem esquecer das janelas, portas, ar-condicionado e tomadas, e desenhe uma planta usando pedacinhos de papel para representar os móveis. Ou, melhor ainda, use um planejador online, como o Home Styler (em português), para desenhar o espaço e testar diferentes configurações de organização. É mais divertido e vale a pena!

Deixe seu toque!

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

sobre a gente

Toques da Toque é o blog sobre casa e decoração da Toque a Campainha. Aqui, você vai ver soluções e dicas para valorizar o seu lar, e também muita coisa bonita para se inspirar. Entre e fique à vontade: criamos esse cantinho só para ficar mais perto de você!

quem curte a gente
blogs amigos S2
Blog da Lopes
Bula da arquitetura
Muita Calma Nessa Obra
simples decoracao