Como limpar móveis de madeira: 4 dicas infalíveis

terça-feira, março 07, 2017 - Isabela
Nenhum Comentário
Como limpar móveis de madeira

Pode falar: vira e mexe você se pergunta se está limpando e conservando seus móveis da forma correta, não é mesmo? Pois saiba que limpar móveis não tem mistério, e fazê-los durar pode ser mais simples do que você imaginava! Por isso a Toque a Campainha reuniu algumas dicas infalíveis, que vão acabar de vez com as suas dúvidas sobre como limpar móveis de madeira de acordo com sua estrutura e acabamento. Vamos lá?

Os móveis de madeira que estamos falando aqui são tanto os de madeira maciça, quanto os de MDP e MDF, que são feitos de partículas de madeira, e acabados com lâminas de madeira ou materiais similares. Todos eles precisam de um cuidado muito especial na hora da limpeza, para que se mantenham não apenas limpos, mas bonitos e conservados por muito mais tempo.

ATENÇÃO: a forma de limpar móveis está diretamente relacionada à conservação dos mesmos!

Veja algumas dicas básicas de como limpar móveis e mantê-los conservados em seu dia a dia:

  • COMO LIMPAR DIARIAMENTE: a poeira é inevitável, e de tanto limpá-la, você pode deixar a superfície do seu móvel fosca e sem brilho, além de acumular poeira nos encaixes, deixando o móvel com aspecto envelhecido e escuro. Utilize um pano limpo, macio e ligeiramente umedecido, o suficiente apenas para a aderência da poeira.  O ideal é utilizar panos novos e exclusivos para limpar móveis. Outros panos de limpeza doméstica em geral, como os de louça e de chão, podem conter partículas que arranhem seu móvel. O próprio pano seco, em si, não adere a poeira e pode ajudar a danificar seu móvel.
Painel Safira

O Painel Safira é feito em MDP e Tamburato 50mm, e pode ser conservado com o uso de flanela umedecida

 

  • NÃO EXPONHA AO SOL: Aquele raiozinho que bate nele toda manhã ou final de tarde, pode estar acabando com o seu móvel aos poucos, sem você saber;
Cama Europa

A Cama Europa é inteiramente de madeira maciça, e deve ser conservada com pano úmido no dia a dia também. No entanto, uma mão de verniz ou extrato selador de vez em quando cai bem na hora de recuperar o brilho

 

  • FIQUE LONGE DA UMIDADE: quando falamos em limpar móveis com panos ligeiramente úmidos, é por que eles geralmente não são muito receptivos à água. Então cuidado com panos encharcados, copos e outros itens molhados em cima dele, e até a proximidade do seu móvel das paredes – é preciso ter alguns centímetros de distância – para que a peça não absorva umidade da casa.

A Mesa de Centro Europa é um item para durar muitas gerações. Mas é preciso cuidado para que a aparência de sua madeira maciça permaneça impecável

 

  • NÃO UTILIZAR PRODUTOS QUÍMICOS E ABRASIVOS: com as dicas anteriores você elimina, automaticamente, este tipo de produto na hora de limpar móveis de madeira. Esponjas em geral e outros produtos que contenham fios de aço ou saponáceos, estão terminantemente proibidos! Outros produtos de limpeza que se dizem milagrosos também podem danificar seu móvel, principalmente, produtos de polimento!

 

CUIDADO COM CERAS E LUSTRA-MÓVEIS! Eles podem deixar manchas em seu móvel, principalmente os de cor. Por isso a Toque não recomenda o uso desse tipo de produto para limpar móveis em sua rotina, apenas a flanela úmida.

 

O Rack Vênus é feito em MDF e MDP, e revestido com pintura UV, o que pede ainda mais cuidado na hora da limpeza. Nada de produtos químicos nesse tipo de acabamento!

 

IMPORTANTE: Para saber como tirar manchas e marcas de uso, pesquise mais sobre o material do seu móvel, e tenha o manual dele sempre à mão. Isso vai ajudar você a encontrar uma solução nada danosa ao seu querido móvel!

Gostou das dicas? Agora você pode escolher sem medo seus móveis na Toque a Campainha!

Deixe seu toque!

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

sobre a gente

Toques da Toque é o blog sobre casa e decoração da Toque a Campainha. Aqui, você vai ver soluções e dicas para valorizar o seu lar, e também muita coisa bonita para se inspirar. Entre e fique à vontade: criamos esse cantinho só para ficar mais perto de você!

quem curte a gente
blogs amigos S2
Blog da Lopes
Bula da arquitetura
Muita Calma Nessa Obra
simples decoracao