Tapetes: como escolher o melhor para sua casa?

quinta-feira, dezembro 04, 2014 - Isabela
Nenhum Comentário

Conciliando cores, formatos, material e estampas adequadamente, os tapetes se tornam a cereja do bolo da decoração

Feche os olhos e imagine a sala de estar de uma casa bonita e elegante. Um belo sofá, cortinas alinhadas, um rack e uma TV de tela plana… e, é claro, um belo tapete! Verdade seja dita: uma sala sem tapete é como um homem de smoking e bermuda. Na linguagem popular, costuma-se dizer que o tapete é a cereja do bolo. Esse maravilhoso e prático recurso dá charme e personalidade a um ambiente e é, sem dúvida, um item essencial de decoração.

Um tapete dá mais vida, preenche e traz uma sensação de aconchego. Além disso, deixa o ambiente mais quente e esconde qualquer defeito do piso. São muitas as variações de formato, estampa, material, textura… Para começar, vamos falar sobre como usar as cores e padrões. Se você está a fim de dar um upgrade na casinha e está em dúvida sobre qual é a melhor opção, as dicas abaixo serão muito úteis para não errar na escolha. Vamos lá?

 

Lisos ou desenhados?

As estampas deixam o ambiente mais moderno, mas é sempre bom lembrar que elas precisam combinar com a decoração do local. Ao optar por um tapete estampado, é interessante planejar o ambiente com móveis neutros.

Tapete Colorido

O tapete multicolorido harmoniza lindamente com os tons neutros do sofá e das paredes. Via thedesignfiles.net

Tapetes com padrões (geométricos, orientais, florais) harmonizam muito bem com qualquer tipo de piso, e é possível até fazer uma combinação com dois padrões diferentes. No entanto, o ideal é não ultrapassar os dois padrões por ambiente. Crie um equilíbrio estético: se o sofá tiver um pequeno padrão floral, escolha um tapete com um padrão maior. Se as cortinas ou outros tecidos ostentarem padrões de grandes dimensões, o padrão do tapete deve ser menor.

Tapete estampa geométrica

Nesta sala, o padrão minimalista da almofada criou um belo contraste com a grande estampa geométrica do tapete. Via The Every Girl

Os tapetes lisos, por sua vez, são mais fáceis de combinar e menos suscetíveis ao erro. Eles cansam menos a vista e dão um toque de requinte, sofisticação e limpeza ao ambiente.

As Cores

Os tapetes são campões de versatilidade. Com ele, você tem a liberdade de ousar nas cores ao decorar, já que se trata de um item que pode ser mudado constantemente. Convenhamos: é ou não é muito mais fácil trocar o tapete do que pintar uma parede?

Para os mais conservadores, investir em cores neutras é uma boa, já que combinam com qualquer ambiente (uma boa opção também para os mais indecisos). Para quartos com excesso de luz do sol, é aconselhável usar tapetes mais escuros. O bege é uma cor segura, que combina com paredes brancas e uma variedade interessante de cores.

Tapete Marrom

Tapetes de cores mais escuras, como marrom , ficam excelentes em ambientes com muita luz. Foto via Do’s

As cores mais escuras, em uma sala ampla, dão a impressão de um espaço menor e mais aconchegante, enquanto as cores neutras em lugares pequenos dão a noção de um ambiente mais espaçoso. Um tapete escuro pode funcionar também como um excelente ponto focal num espaço de grandes dimensões, enquanto um claro cria a ilusão de espaço. O vermelho é uma ótima cor para quartos escuros, salas de estar e corredores.

E como as cores dos tapetes se relacionam com as dos móveis? É simples: se a mobília já possui elementos vibrantes e marcantes, priorize os tapetes neutros. Da mesma forma que, para os móveis mais neutros, é permitido usar tapetes coloridos à vontade!

O tapete e o piso também devem “conversar”, porque um tem muita influência sobre o outro. Opte por um tapete liso se o piso for trabalhado, ou por um tapete mais elaborado quando o piso for mais simples. Em caso de um piso escuro, vale apostar em um tapete em um tom mais claro e vice-versa.

Formato

É importante que o tapete tenha o formato do ambiente em que se encontra. O formato tradicional, quadrado, é mais recomendado porque dá melhor proporção com a disposição dos móveis e com o ambiente. Já os tapetes redondos compõem uma decoração mais moderna.

Tapete redondo sala de estar

A cor laranja colocou mais alegria na Sala de tons neutros, enquanto formato redondo deu um ar contemporâneo à decoração. Foto via Homedit.com

Medidas

Uma dica simples é usar uma fita adesiva para demarcar com precisão a área que será ocupada pelo tapete. Tenha em mente que, quanto maior o tapete, melhor. O tapete é um acessório que delimita os espaços e o ideal é que todos os móveis fiquem sobre uma parte dele, deixando apenas uma faixa do piso à mostra, como uma moldura.

 

E aí, já sabe qual vai ser a melhor opção para a sua casa? Em breve, vamos falar um pouco mais sobre como usar os tapetes de acordo com o ambiente, conservação e materiais. Mas, se você já quer escolher o seu, que tal dar uma olhada na loja da Toque a Campainha? Lá tem uma grande variedade de tapetes de cores e tamanhos que, com certeza, vão dar o charme que faltava para a sua decoração.

 

Um beijo e até a próxima!

 

(Post em Colaboração com a Via Star Tapetes, parceira da Toque a Campainha)

Deixe seu toque!

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sobre a gente

Toques da Toque é o blog sobre casa e decoração da Toque a Campainha. Aqui, você vai ver soluções e dicas para valorizar o seu lar, e também muita coisa bonita para se inspirar. Entre e fique à vontade: criamos esse cantinho só para ficar mais perto de você!

quem curte a gente
blogs amigos S2
Blog da Lopes
Bula da arquitetura
Muita Calma Nessa Obra
simples decoracao