Como decorar um apartamento alugado com baixo orçamento

sexta-feira, abril 08, 2016 - Isabela
Nenhum Comentário

Sabe aquele velho ditado que diz: “Se a vida te der limões, faça dela uma bela limonada”? Ele traduz bem o que é decorar um apartamento alugado: a princípio parece limitante, mas ao mesmo tempo pode ser também instigante para a nossa criatividade.

Gif Chloe

Jura? Acho que nunca pensei por este lado…

Quando pensamos “fora da caixinha” produzimos as melhores ideias, e isso vale não só pra decoração de interiores, mas para todas as coisas da vida. Ao alugar um imóvel, é comum termos que lidar com os pequenos problemas herdados de quem morou ali anteriormente, como buracos na parede, infiltrações ou manchas no piso ou carpete.

Como em um alugado normalmente não somos autorizados a fazer grandes melhorias na estrutura da casa ou na decoração, é preciso usar a criatividade para camuflar as imperfeições e caprichar na composição.

giphy (1)

Isso, sem é claro, fazer altos investimentos, já que a propriedade não é sua. Mas como decorar um apartamento alugado com orçamento limitado? Existem várias formas de incrementá-lo de maneira econômica e muito prática.  Vamos a elas?

 

1. Pendurando pôsteres bacanas nas paredes

Uma galeria na parede ajuda a colocar a sua personalidade no ambiente. Dica de amiga: digite “wall printable free” no Google ou Pinterest, e baixe as que escolher. Certifique-se de que estão em alta resolução, salve, e leve o arquivo até uma gráfica digital para imprimir em boa qualidade.

Se você tiver um dinheirinho extra, emoldure-os, mas você também pode usar pequenos pregos de acabamento, tachinhas ou até fita adesiva dupla-face para colocá-los no lugar.

decorar um apartamento alugado

 

2. Usando tecidos como capas

No caso de apartamentos mobiliados, cubra os móveis com seu próprio pano ou com capas específicas. Isso será útil para: 1- Evitar danos que o proprietário possa colocar na sua conta mais tarde, e 2- Dar mais um toque pessoal à decoração.

decorar um apartamento alugado

Para quem tem animais de estimação, proteger os móveis de um apartamento alugado é imprescindível

 

decorar um apartamento alugado

3. Colocando tapetes em área de muito tráfego

Mesmo um modelo mais baratinho de tapete ou passadeira pode proteger o piso de danos, além de dar um toque decorativo que combine com o ambiente.

decorar um apartamento alugado

4. Adicionando almofadas

Este acessório tem um alto poder decorativo e valoriza qualquer ambiente, além de trazer uma dose a mais de aconchego. Compre muitas almofadas e espalhe ao redor nas cadeiras, sofás e chão. Se forem com fronhas removíveis e laváveis, melhor ainda – assim você pode lavar em casa mesmo, na máquina ou à mão, e economizar com lavanderia.

decorar um apartamento alugado

 

5. Tapando buracos

Se há buracos ou rachaduras nas paredes, você pode pintar ou colocar papel de parede sobre elas se o proprietário permitir. Se não, simplesmente pendure fotos, quadros ou cartazes estrategicamente para manter as áreas problemáticas ocultas, como falamos no número 1.

decorar um apartamento alugado

Lembrando que os modelos mais leves de tapeçaria são também são opções maravilhosas para isso. Escolha uma textura que complemente os outros revestimentos e pendure na parede-problema dentro de uma moldura, com velcro (se for realmente leve), ou como uma cortina em um varão que combine com o tom dos móveis.

decorar um apartamento alugado

 

Agora que você já sabe que é totalmente possível decorar um apartamento alugado muito bem e ainda sobrar dinheirinho no orçamento para outras coisas, tente algumas das dicas acima e será muito mais feliz em casa, e com um bônus adicional: você ainda pode mudar esses toques de decoração do seu apê a hora que quiser! 😉

Gostou das dicas? Compartilhe com os amigos e conta pra gente as suas ideias!

 

Fonte das fotos: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7

Deixe seu toque!

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sobre a gente

Toques da Toque é o blog sobre casa e decoração da Toque a Campainha. Aqui, você vai ver soluções e dicas para valorizar o seu lar, e também muita coisa bonita para se inspirar. Entre e fique à vontade: criamos esse cantinho só para ficar mais perto de você!

quem curte a gente
blogs amigos S2
Blog da Lopes
Bula da arquitetura
Muita Calma Nessa Obra
simples decoracao