10 soluções para Salas Pequenas

quarta-feira, março 04, 2015 - Isabela
Nenhum Comentário

Como fazer de poucos metros quadrados um ambiente funcional e confortável?

Não há nada mais desconfortável do que precisar andar pela casa se contorcendo para não esbarrar nos móveis. Ou se sentir sufocado pela sensação de estar em um lugar apertado, sem movimento. A boa notícia é que, para um imóvel com espaço limitado, há hoje uma infinidade de soluções para evitar esse problema.

Com a tendência de apartamentos cada vez menores, os profissionais de decoração têm usado e abusado de vários recursos para fazer as salas pequenas parecerem maiores e mais arejadas do que realmente são.

O melhor de tudo é que muitos desses artifícios são muito fáceis de fazer, assim você pode se inspirar e aplicar na sua casa. Confira 10 dicas para sala pequena para você usar o quanto antes e deixar o seu cantinho muito mais agradável e convidativo!

1. Use espelhos

Uma parede com espelho dá a noção de profundidade e ajuda a ampliar o ambiente de maneira quase que mágica!

Parede com espelho ambiente pequeno

Via Houzz, por Elizabeth Cb Marsh

Espelho na parede do sofá

Via Decor8Holly em Flickr

2. Remova as paredes

Uma solução inteligente para uma sala pequena é remover, se possível, a parede entre a sala e a cozinha, criando assim, uma cozinha americana e integrando os dois ambientes. Foi o que fez a designer de interiores Luciana Arnaud em parceria com Mariana Dornelles e Filipi Sartori nesse projeto super bacana. Veja mais ideias:

3. TV na parede

Os painéis para TV são excelentes para economizar espaço, principalmente quando a sala de estar é estreita. Complemente com prateleiras e nichos para acomodar seus objetos eletrônicos e crie uma sala de TV mais clean.

painel-com-nicho

O Painel Home Versus é excelente para ambientes estreitos

4. Sofá + poltronas

Repense o uso do tradicional conjunto de sofá 2 e 3 lugares. Em salas pequenas, os dois móveis podem pesar na decoração. Prefira usar apenas um sofá, e complementar os assentos com cadeiras decorativas, pufes, poltronas… assim, você economiza espaço e ainda deixa a composição mais suave.

cadeiras-sala-de-estar

As Cadeiras Eiffel complementam a decoração da sala de estar sem comprometer o espaço. Via bloglovin.com

sala-com-poltronas

As cadeiras decorativas Hope são excelentes opções para poupar espaço em uma sala de poucos m²

5. Integrar a varanda

Seguindo o princípio da dica nº 2, uma alternativa muito usada em apartamentos pequenos é incorporar a varanda à sala, aumentando o espaço da sala. O bacana é que a proposta de descontração e relaxamento da varanda pode ser mantida.

6. Balcão de refeições

Se não há espaço suficiente para a mesa de jantar, uma ideia é aproveitar a cozinha americana e fazer um balcão como extensão para as refeições. Complemente com as cadeiras na altura certa e com seu estilo.

7. Mesas extensíveis

Mas se você não abre mão de uma mesa para as refeições em família e dispõe de uma determinada área, pode usar uma mesa extensível, que tem sua superfície aumentada quando você precisar de espaço. Depois, é só ajustá-la no tamanho fechado para não comprometer a circulação do ambiente.

Mesa jantar extensivel

A Mesa de Jantar Lisis é um curinga para espaços pequenos.

8. Escolha móveis proporcionais

A fita métrica é e sempre será sua principal aliada antes de planejar seu ambiente. Por isso, meça bem todos os espaços disponíveis e opte por móveis adequados àquele tamanho. A profundidade é sempre muito importante: considere móveis mais arejados e abertos, como prateleiras vazadas e assentos com pés expostos. E não se esqueça de escolher um tamanho da TV adequado à área em que será colocada.

9. Abuse dos tons claros

Invista nas cores mais claras para as paredes e móveis, e crie assim a noção de um ambiente mais amplo.

Sala móveis claros

Os tons mais claros funcionam ainda melhor com o sofá Paradise, que não tem braços e tem os pés expostos

10. Deixe a luz entrar

Parece bobo, mais é um fato importante: quanto mais luz natural você deixar entrar, mais iluminada ficará a sala, o que consequentemente favorece ambientes pequenos. Abra as janelas e invista em cortinas leves e claras.

 

 

E você, como faz para extrair o máximo aproveitamento de espaço da sua sala?

A gente sabe que ideias sempre surgem para dar aquela melhorada no ambiente. Por isso, todos os dias trazemos novidades maneiríssimas em móveis para sala de estar e sala de jantar para todos os gostos e tamanhos possíveis. E o melhor: com facilidades como montagem e frete grátis para o Rio de Janeiro. Passa lá e dá uma conferida só!

Deixe seu toque!

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sobre a gente

Toques da Toque é o blog sobre casa e decoração da Toque a Campainha. Aqui, você vai ver soluções e dicas para valorizar o seu lar, e também muita coisa bonita para se inspirar. Entre e fique à vontade: criamos esse cantinho só para ficar mais perto de você!

quem curte a gente
blogs amigos S2
Blog da Lopes
Bula da arquitetura
Muita Calma Nessa Obra
simples decoracao