Colchão: como ele pode melhorar sua saúde!

quinta-feira, junho 22, 2017 - Isabela
Nenhum Comentário

Uma noite bem dormida é importante por muitos motivos que relacionados à sua saúde, nos aspectos físicos, emocionais e fisiológicos. É durante o sono que são liberados os hormônios responsáveis pelo bom funcionamento cardiovascular, cerebral e do crescimento, por exemplo. E o culpado pela alta incidências de doenças cardiovasculares, sobrepeso, dificuldades de concentração, além de problemas com ansiedade, pode ser o colchão!

Uma noite de sono bem dormida é necessária por muitos motivos que afetam diretamente na sua saúde. P seu organismo trabalha a noite toda para melhorar diferentes aspectos da saúde, como a liberação e reposição de hormônio, eliminação do estresse, fixação de informações, controle de apetite e reforço de imunidade. Também é comprovado que durante o sono o organismo se livra com mais facilidade dos radicais livres, moléculas que podem causar o envelhecimento precoce e até tumores.

Qualidade X Quantidade do sono

A qualidade do sono pode afastar diversos problemas como falamos anteriormente, mas atrelada a uma quantidade na medida certa. Conforme a idade aumenta, a necessidade de sono diminui e para aumentar a qualidade de vida é recomendável saber quantas horas de sono são necessárias para ficar com a saúde em dia:

Quadro de relação de quantidade de sono ideal para cada idade

 

Dicas para se ter uma ótima noite de sono

1 – Antes de tudo, escolha o colchão certo!

Um colchão deve ser firme: nem muito macio nem muito rígido. É preciso escolher o colchão baseado no biotipo (peso/altura). Quanto às características do colchão, existem os de espuma, látex e molas. O colchão ortopédico é aquele que se adapta bem às curvas fisiológicas, proporcionando uma acomodação proporcional ao peso da região corpórea, ou seja, é como imaginar nosso corpo deitado flutuando e depois com o colchão.

O Colchão de Casal Arezzo é um ótimo exemplo de colchão confortável, com molas maxspring ele proporciona a sustentação ideal para o corpo

O colchão deve proporcionar suporte ideal à curvatura do corpo. Você pode ler mais a respeito disso e sobre como escolher o colchão perfeito no nosso outro post clicando aqui.

 

2 – Movimente-se

Ao praticar exercícios o corpo gasta mais energia, e há um aumento da necessidade de descanso. Se você quer dormir bem, entretanto, não é aconselhável praticar os exercícios muito perto da hora de dormir, pois a agitação leva seu tempo para sair do corpo.

Foto 1: Recomenda-se pelo menos 30 minutos diários de exercícios. Se não gosta de academia experimente caminhar ou correr ao ar livre

Use agitação e endorfina que o exercício libera na hora mais ativa do dia, ganhe energia para o dia, e maior demanda de descanso na hora de dormir.

3 – Experimente investir em móveis funcionais

Durante a noite podemos sentir sede, calor e até inquietação. Ter que levantar da cama para resolver esses problemas faz com que o sono demore ainda mais para chegar. O ideal é se manter o mais relaxado possível. Um móvel ao lado da cama pode auxiliá-lo nesses momentos. Os criados-mudos são ótimos nessa função pois além de servir de apoio também podem ser usado para guardar roupas de cama nas gavetas.

O Criado Decore, por exemplo, além de ajudar a manter os objetos ao alcance também incrementa na decoração

A dica é manter objetos necessários ao alcance das mãos para que não se precise levantar, como uma garrafa de água, uma toalhinha e uma máscara para dormir, por exemplo.

 

4- Escolha um bom travesseiro

Como o par perfeito do colchão, é importante levar em conta a posição em que você dorme. Se você deita de barriga para cima, o ideal é usar um travesseiro mais baixo, para que a cabeça não fique muito acima.

Foto 2: Ao deitar-se de lado, é aconselhável que o travesseiro seja mais alto, para que o pescoço fique alinhado com resto da coluna

 

5 – Torne o ambiente o mais agradável possível

Um ambiente agradável é fundamental. Ao deitar para dormir, deixe o quarto bem escuro, evite lugares barulhentos e, se possível, regule a temperatura. Pouca gente sabe, mas a cor também é muito importante. Se for montar seu quarto prefira móveis que não contrastem muito em tonalidades, para sua mente relaxar mais fácil. Isso ocorre porque quando existem muitas divergências de cores, o cérebro busca por um foco constante.

O Quarto de Casal Santinele combina a cor Aspen na cabeceira e Guarda-Roupa deixando o ambiente harmonizado e aconchegante

Outros quesitos como escolher roupas de cama confortáveis, também é importante para manter o local ainda mais acolhedor. Agora é só aproveitar os últimos dias do Festival de Colchões e garantir essa melhora na vida para ontem!

Tem alguma dica que não apareceu aqui e/ou seguiu essas e sentiu seu sono melhorar? Conta pra gente nos comentários! 😀

Fontes:
Foto 1
Foto 2

 

 

Deixe seu toque!

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

sobre a gente

Toques da Toque é o blog sobre casa e decoração da Toque a Campainha. Aqui, você vai ver soluções e dicas para valorizar o seu lar, e também muita coisa bonita para se inspirar. Entre e fique à vontade: criamos esse cantinho só para ficar mais perto de você!

quem curte a gente
blogs amigos S2
Blog da Lopes
Bula da arquitetura
Muita Calma Nessa Obra
simples decoracao