Boho Chic: o que é e como usar na decoração da sua casa

quinta-feira, julho 23, 2015 - Isabela
Nenhum Comentário

Muito tem se falado sobre o estilo Boho Chic. Nas redes sociais como o Pinterest, não faltam inspirações pra lá de charmosas e sedutoras. Em alta no universo fashion, ele chegou com tudo também no mundo do décor. Mas, afinal, o que é esse tal de Boho Chic?

Derivado da expressão em inglês Bohemian , ele se traduz como o visual boêmio contemporâneo: uma mistura bem eclética de estilos e influências que passam principalmente pelo hippie, oriental, country, cigano (ou gispsy) e até o punk. Na decoração, o resultado desse mix é um ambiente no melhor estilo “sinta-se em casa”, casual e elegante, que desperta de imediato a sensação de conforto, descontração e informalidade.

E como um ambiente de tantos estilos e elementos diferentes de uma só vez pode ser também aberto e arejado? Como fazer a casa exalar conforto com o toque artístico da mistura, sem parecer confuso demais ou perturbador ao mesmo tempo?

Veja agora 10 características do Boho Chic e como você pode incorporá-las à sua decoração – é claro, sem medo de ser feliz!

1. Descubra as referências do Boho

O Boho Chic na decoração tem uma pegada vintage, romântica, repleta de estampas étnicas e florais. Nele, a cultura hippie dos anos 70 é muito forte, reproduzida em tecidos e acessórios junto a temas indianos, tribais, a formas geométricas, retalhos. Nos móveis, a madeira aparece quase sempre, os sofás são amplos e confortáveis, e as cores estão por todo o lugar. As formas mais rústicas e o conceito de reutilização são bem marcados no Boho Chic.

Boho chic decor texturas

2. Que abundância, meu irmão!

Excessos, aqui, são não só permitidos, como bem-vindos! Aposte na abundância de acessórios, texturas e influências. O Boho Chic explora toda essa fusão de estilos com pinceladas de nuances vibrantes.

Boho chic Decor

3. Esqueça o “certinho”

Não tenha medo de misturar! Com o Boho Chic, a palavra certa é desordem: o estilo é propositalmente despojado e confortável, e é da mistura inusitada que surge um conjunto rico e cheio de atitude!

Boho chic Decor Estampas

4. Os acessórios têm poder

Colchas, tapetes, almofadas, velas, baús, pufes, artesanatos de viagens… os acessórios dão o tom da decoração Boho chic. Aposte nos pufes pelo chão ou outro assento baixo com almofadas ao lado de um futon macio, e crie uma composição descontraída que, por si só, te convida a se sentar e ficar de bate-papo por horas entre os amigos.

Boho chic Decor Acessórios

5. Muitos revestimentos

Nos sofás, couro com vime ou tecidos naturais de algodão trazem o melhor do conforto característico do estilo Bohemiano. A lã vai bem; pedras e madeira nos pisos, combinado a diferentes tapetes, paredes e móveis rústicos criam uma atmosfera intimista e pra lá de interessante. Seus convidados vão amar estar na sua casa!

Boho chic Decor

6. Muitas texturas

Coloque o máximo de texturas em um só lugar. Tecidos perto de metal, ao lado de madeira, próximo ao vidro, ao lado das plantas, ao lado de espelhos… tudo “junto e misturado”! Quanto maior for a mistura, melhor.

Boho chic Decor Revestimentos

7. Muitas estampas, muitas listras

Além de mesclar materiais, as estampas também podem ser misturadas em um ambiente Bohemiano. Uma dúzia de almofadas com esta estampa espalhadas pela sala de estar a transformam na mesma hora. As cores rosa e vermelho são importantes: tons suntuosos de vermelho adicionam riqueza, enquanto o rosa adiciona um surpreendente toque de cor sem parecer forçado demais.

Boho chic Decor Almofadas

8. Reutilize!

E por falar em móveis, os antiguinhos que foram da sua avó, ou daquele brechó que você olhou, gostou mas ficou em dúvida se leva ou não, podem ganhar um novo papel ao compor o estilo Boho. O resultado fica surpreendente, pode apostar!

Boho chic Decor

9. Traga a varanda para dentro

Além de ampliar o leque de texturas, as plantas trazem cor e intensificam a atmosfera vibrante e imprevisível do estilo Boho Chic. Um dos atributos deste estilo é justamente suavizar a fronteira entre os ambientes externo e interno. Expermiente ir além dos vasos de flores convencionais, colocando ramos de árvores em vasos de vidro, ou pequenos terrários onde for possível.

Boho chic Decor

10. Use pisca-piscas

Como o conceito do Boho é um clima aconchegante e convidativo, nada melhor que usar pisca-piscas, não só durante o Natal. Não tenha medo de adicionar estas luzes a quartos, varandas e até mesmo à cozinha. Essas luzinhas criam um efeito incrível e trazem uma gostosa suavidade ao ambiente.

Boho chic Decor Luzes

 

Se o estilo Boho Chic ainda parece ousado demais, experimente “bohemizar” a sua casa aos poucos. Por exemplo, comece substituindo a mesa lateral convencional por um pufe, tornando a sala um lugar mais convidativo. Ou escolha um cantinho da casa, uma varanda ou um quarto para começar a brincar. Pense numa nova função para aquela sua canga de estampa étnica… o bacana do estilo Boho Chic é justamente poder usar a criatividade!

 

 

Link para as fontes das imagens: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10

Deixe seu toque!

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sobre a gente

Toques da Toque é o blog sobre casa e decoração da Toque a Campainha. Aqui, você vai ver soluções e dicas para valorizar o seu lar, e também muita coisa bonita para se inspirar. Entre e fique à vontade: criamos esse cantinho só para ficar mais perto de você!

quem curte a gente
blogs amigos S2
Blog da Lopes
Bula da arquitetura
Muita Calma Nessa Obra
simples decoracao