7 técnicas para otimizar o espaço de um Quarto Pequeno

sexta-feira, abril 01, 2016 - Isabela
Nenhum Comentário

Olá!

Como já falamos muitas vezes por aqui, nos últimos anos as casas têm sido construídas cada vez menores. Por isso, sempre que vamos pensar em um projeto de interiores, temos que analisar bem o espaço disponível para evitar surpresas ou “perrengues” desagradáveis no dia a dia. No último post, mostramos como é fácil otimizar o espaço da sala de jantar, e em um quarto pequeno não poderia ser diferente.

Quando a escassez de metros quadrados representa um obstáculo, precisamos mais que nunca criar um ambiente funcional, principalmente em um lugar onde armazenamos muitos dos nossos pertences. Se não ficar tudo muito prático e voltado para a organização, o seu quarto estará eternamente condenado à bagunça!

quarto pequeno

Não, a dica de hoje não é comprar uma cortina arrumadora Tabajara!

Mas calma! A gente tá aqui pra te mostrar 7 truques bem simples que vão, além de tirar o melhor proveito do espaço do seu quarto pequeno, fazê-lo parecer bem maior. Vamos nessa?

1. Hora de clarear as coisas

Invista em cores claras, um dos melhores recursos para, visualmente, conferir alguns centímetros a mais ao cômodo. O branco é a cor mais fácil e óbvia de aplicar nessa situação, mas você também pode apostar em uma paleta de cores claras nas paredes, além de optar por cores claras na roupa de cama, móveis e acessórios grandes, como tapetes e cortinas.

2. A parede é sua amiga

Não tema nem despreze as paredes: sabendo usá-las a seu favor, elas podem ser ótimas aliadas em um quarto pequeno. Nelas, você pode instalar espelhos, nichos e prateleiras, excelentes para a organização do seu quarto pequeno. Ao colocar prateleiras na parede atrás da cama, você cria um poderoso efeito de moldura, e dependendo da altura, elas podem até cumprir um papel de cabeceira.

3. Aposte nos espelhos

Parece uma dica batida, porém é tão valiosa que não merece ser ignorada: se seu espaço é pequeno, não hesite em usar espelhos. O reflexo dá a noção que o ambiente tem o dobro do tamanho. Quer coisa mais mágica que isso?

Portanto, se tem uma parede vazia, coloque um espelho, ou opte por armários que já venham com espelho acoplado à porta. Vai ampliar o ambiente que é uma beleza!

4. Escolha os Armários certos

Além de os modelos espelhados serem uma ótima opção para quartos pequenos, é interessante apostar em armários com portas de correr, que dispensam espaço para abertura das portas.

armário para quarto pequeno

Guarda-Roupa Isis, com 1,67m de largura, espelhão e divisão interna sensacional, olha aqui

Outra ideia é apostar nos armários modulados, que se encaixam exatamente na área do quarto de acordo com a sua necessidade.

armário para quarto pequeno

A linha de modulados da Toque a Campainha é incrível: com ela você pode montar o ambiente que sempre quis de acordo com o seu espaço

Ah, fique atento também à divisão interna do guarda-roupa: hoje em dia, mesmo os modelos menores de guarda-roupa oferecem um espaço interno inteligente e funcional para facilitar a organização dos pertences e evitar que você precise deixar algo de fora.

5. Menos é mais

Quando não há espaço de sobra, é melhor optar pelo minimalismo para não encher o quarto de informação.

Resista à tentação de “socar” coisas nos espaços vazios. Por exemplo: pufes e baús podem parecer acessórios interessantes, mas só funcionam se você tiver uma área livre que não prejudique a circulação ou que polua o ambiente.

Se você tem um quarto pequeno, dê prioridade aos móveis de quarto mais importantes e de preferência que tenham mais de uma função. Em quartos de solteiro, vale encostar a cama na parede para ganhar centímetros importantes de espaço.

6. Cada cantinho é precioso

Aproveite cada cantinho do seu quarto, use a imaginação! O espaço embaixo da cama, por exemplo, pode e deve ser aproveitado! Use gavetas ou cestos para organizar algumas coisas, liberando, assim, mais espaço em outros lugares como armários e cômodas. Hoje em dia, uma opção maravilhosa são as camas box com baú, onde dá para guardar roupas de cama, malas ou o que você quiser 😉

cama box para quarto pequeno

7. Móveis baixos

Um truque muito legal e muito usado pelos profissionais de decoração é manter a linha da altura dos móveis baixa, como a cama, os criados e cômodas. Assim, o pé direito parece maior e você tem a sensação de que seu quarto é bem maior!

Deixe seu toque!

comentários

sobre a gente

Toques da Toque é o blog sobre casa e decoração da Toque a Campainha. Aqui, você vai ver soluções e dicas para valorizar o seu lar, e também muita coisa bonita para se inspirar. Entre e fique à vontade: criamos esse cantinho só para ficar mais perto de você!

quem curte a gente
blogs amigos S2
Blog da Lopes
Bula da arquitetura
Muita Calma Nessa Obra
simples decoracao